Tóquio – O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori não será senador no Japão. Ele não conseguiu votos suficientes para obter uma cadeira pelo Novo Partido dos Cidadãos (NPC) nas eleições realizadas ontem.

CARREGANDO :)

Não se tem conhecimento de nenhum caso precedente no mundo, em que um ex-chefe de Estado tente se eleger em pleito nacional em outro país.

Para abrandar sua ausência no país durante a campanha eleitoral, Fujimori, de 69 anos, abriu uma página na internet em japonês (www.fujimori-kenya.net).

Publicidade

Copiando o título de um filme de Hollywood protagonizado por Tom Cruise, ele afirma ser "o último samurai", e detalha seu programa de governo em um vídeo aparentemente gravado no jardim de sua luxuosa residência na periferia de Santiago. "Japão, pátria de nossos pais e nossas mães! Lutarei até a morte pelo Japão dos samurais!" exclama em japonês, com forte sotaque peruano.

Fujimori, acusado em seu país de corrupção, continua sob prisão domiciliar no Chile, à espera de a Corte Suprema do país decidir sobre o pedido de extradição feito pela Justiça peruana.

Veja também
  • Após derrota histórica, Abe resiste à renúncia