• Carregando...
Maurício Funes beija sua mulher, a brasileira Vanda Pignato, após receber a faixa presidencial: novo período da história salvadorenha | José Cabezas/AFP
Maurício Funes beija sua mulher, a brasileira Vanda Pignato, após receber a faixa presidencial: novo período da história salvadorenha| Foto: José Cabezas/AFP

Jornalista recebe apoio de líderes latino-americanos

San Salvador - Os presidentes latino-americanos que assistiram à posse do jornalista Mauricio Funes como presidente de El Salvador prometeram apoiá-lo "no que for necessário" para governar o país. Segundo a presidente do Chile, Michelle Bachelet, a eleição de Funes "é uma prova da maturidade democrática de El Salvador". O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, declarou que o discurso de Funes "mostra a vontade de renovar os esforços para fazer avançar um país sofrido".

O presidente equatoriano, Rafael Correa, estimou que Funes "é um grande líder, que quer o melhor para seu povo". Funes agradeceu o apoio dos colegas e o restabelecimento das relações com Cuba, rompidas em 1961 como forma de alinhamento do país com os Estados Unidos.

AFP

  • Veja que Funes se tornou o primeiro presidente de esquerda de El Salvador

San Salvador - Apesar de abalado com a tragédia do desaparecimento do avião da Air France, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu ontem à posse do amigo Maurício Funes na presidência de El Salvador. Repleta de petistas, como o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, o presidente Lula, que está com 81% de aprovação popular no Brasil, foi muito aplaudido ao ter seu nome citado e ao entrar no salão onde foi realizada a solenidade de posse. Lula foi citado e elogiado várias vezes por Funes em seu discurso.

O presidente norte-americano, Barack Obama também foi lembrado pelo novo presidente salvadorenho – Lula e Obama foram tratados como dois exemplos a seguir.

Um forte esquema de segurança foi montado nas ruas de San Salvador para a posse do primeiro presidente socialista do país. Lula era um dos 16 chefes de Estado presentes. A secretária de Estados Unidos, Hilary Clinton, representou Obama.

Política social

Funes quer trazer para seu país projetos sociais já adotados no Brasil, como o Bolsa Família. Fez questão, em entrevistas e no discurso, de destacar a marca social que, à semelhança do Brasil, quer imprimir no governo dele. Anunciou que vai lançar o programa Rede Solidária Contra a Pobreza Urbana.

El Salvador tem 6,5 milhões de habitantes – outros 3 milhões moram fora do país, a maior parte deles nos Estados Unidos, de onde remetem divisas que ajudam a economia do país e sustentam os familiares dos imigrados. Cerca de 20% da população é analfabeta.

O novo governo salvadorenho promete anunciar ainda uma vasta rede de subsídios, a começar pelo benefício concedido aos pobres que compram botijões de gás. O preço do gás deverá ser reajustado dos atuais US$ 5 para R$ 10, mas as famílias mais pobres terão direito a um subsídio.

A economia em El Salvador está dolarizada desde 2001. No discurso de posse, Funes falou das dificuldades enfrentadas durante a campanha. "Quando meus adversários, distorcendo fatos e manchando a honra de pessoas, tentaram, falsamente, desqualificar-nos, a mim e ao meu querido partido, a FMLN, fomos buscar os exemplos vigoroso de Obama e Lula como prova de que líderes renovadores, em lugar de ser uma ameaça, significam um caminho novo e seguro para seus povos", afirmou o novo presidente.

Segundo ele "Obama provou que é possível reinventar a esperança. E Lula demonstrou que se pode fazer um governo popular, democrático, com economia forte e distribuição justa de riqueza".

Além de Lula, estiveram presentes os presidentes do Paraguai, Fernando Lugo, do Equador, Rafael Correa, e da Colômbia, Álvaro Uribe. Apesar de ter seu nome anunciado entre os que desembarcavam em San Salvador, o presidente venezuelano Hugo Chávez não foi à posse de Funes. O presidente boliviano, Evo Morales, que também estava sendo aguardado, não compareceu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]