O furacão Igor avança para o norte na segunda-feira, depois de assolar a ilha de Bermuda, numa rota que deve levá-lo para perto da Terra Nova e de instalações energéticas no leste do Canadá.

CARREGANDO :)

Igor trouxe ventos fortes, chuvas e ondas para Bermuda, uma possessão britânica no oceano Atlântico, mas sem deixar vítimas.

O Centro Canadense de Furacões emitiu alertas de tempestade tropical para a Terra Nova, província canadense em cuja costa se concentram três grandes instalações petrolíferas de alto mar.

Publicidade

A North Atlantic Refining, dona da refinaria de Come-by-Chance (Terra Nova), que manipula 115 mil barris de petróleo por dia, disse estar monitorando atentamente o Igor.

A Husky Energy disse estar retirando parte dos seus funcionários das operações em alto mar da Terra Nova e Labrador, enquanto a Suncor Energy afirmou que deve manter suas operações marítimas, apesar da previsão de que a tempestade seja sentida na terça-feira na área.

A Exxon Mobil informou não antever problemas para a sua plataforma Hibernia, na Terra Nova, projetada para suportar climas extremos.

O Centro Nacional de Furacões (CNF) dos Estados Unidos disse que o Igor é um furacão da categoria 1 (na escala que vai até 5), com ventos regulares de até 120 quilômetros por hora.

Às 15h (hora de Brasília), seu centro estava 560 quilômetros a norte-noroeste de Bermuda, deslocando-se para nordeste a 43 quilômetros por hora.

Publicidade

Seus ventos têm força de furacão num raio de 150 quilômetros a partir do centro, o que deve fazer a Costa Leste dos Estados Unidos ter ventos e ondas acima do normal. Para a noite de terça-feira, a previsão é de que o sistema se acelere.

Durante a noite, Bermuda teve árvores arrancadas pelo vento, inundações e falta de energia. As autoridades relataram casos esporádicos de saques, mas não houve feridos.

A leste do Igor, a tempestade tropical Julia se dissipa na segunda-feira e não ameaça ilhas ou continentes. O CNF disse haver grande chance de que uma nova tempestade se desenvolva a oeste de Cabo Verde, na costa africana, mantendo o ritmo ativo da atual temporada de furacões.

No México, os restos da tempestade Karl se dissiparam no fim de semana sobre as montanhas da região centro-sul do país, depois de matar pelo menos oito pessoas, segundo as autoridades.

Aparentemente, a tempestade não causou danos graves às operações petrolíferas do México, embora ela tenha passado sobre a baía de Campeche, onde o México produz mais de dois terços dos seus 2,55 milhões de barris diários de petróleo.

Publicidade