• Carregando...
trump aprovação
Presidente dos EUA, Donald Trump, tem aprovação de 49% dos americanos| Foto: Andrew CABALLERO-REYNOLDS/AFP

O índice de aprovação de Donald Trump atingiu o maior nível durante seu mandato, segundo pesquisa do Instituto Gallup divulgada na sexta-feira (1º). Quarenta e nove porcento dos entrevistados aprovaram o desempenho do presidente americano, um aumento de 6 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada há duas semanas.

"A maior parte da variação no recente índice de aprovação de Trump está entre os independentes", de acordo com o Gallup. "Na pesquisa atual, 47% dos independentes aprovam o trabalho que ele está desempenhando como presidente, o mais alto que a Gallup mediu para o grupo até o momento". Enquanto isso, 93% dos republicanos e 8% dos democratas aprovam o o trabalho Trump na Casa Branca.

A aprovação de Trump frente à crise do novo coronavírus foi de 50% em abril, segundo outra pesquisa do instituto Gallup. Em março, porém, esse número estava em 60%. O Congresso americano perdeu ainda mais pontos na avaliação (-11 p.p.) e em abril o desempenho foi aprovado por 48% dos entrevistados. Hospitais, agências de saúde do governo e o chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, Anthony Fauci, têm os melhores índices de aprovação (acima de 78%). Dentre as instituições inseridas na pesquisa, a imprensa tem a confiança de apenas 41% dos americanos.

Outras pesquisas, outros números

No entanto, as médias de todas as pesquisas divulgadas recentemente, compiladas pelo site RealClearPolitics, colocam a popularidade do presidente em 44,3%, contra 50,6% de desaprovação em 1º de maio.

O jornal Washington Post noticiou, na semana passada, que assessores da campanha de Trump apresentaram pesquisas internas ao presidente republicano na qual ele aparecia perdendo para o candidato democrata, Joe Biden, em importantes estados nas eleições presidenciais de novembro. De acordo com o Post, eles estavam tentando convencer Trump a parar ou reduzir a sua presença nas coletivas de imprensa diárias da Casa Branca sobre o coronavírus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]