• Carregando...
A democrata Kathy Hochul, atual vice-governadora de Nova York, se tornará a primeira mulher a liderar o estado após a renúncia anunciada na terça-feira pelo governador Andrew Cuomo.
A democrata Kathy Hochul, atual vice-governadora de Nova York, se tornará a primeira mulher a liderar o estado após a renúncia anunciada na terça-feira pelo governador Andrew Cuomo.| Foto: EFE/EPA/Peter Foley

A próxima governadora de Nova York, Kathy Hochul, afirmou nesta quarta-feira (11) que em sua gestão não permanecerá nenhum funcionário envolvido no ambiente de trabalho "tóxico" visto no governo de Andrew Cuomo, que renunciou ao cargo após acusações de assédio sexual.

"Acho que está claro que o governador e eu não andamos próximos, nem fisicamente nem de outras formas", comentou Hochul, que ainda é vice-governadora, em sua primeira aparição pública desde o dia anterior, quando Cuomo anunciou a renúncia, que será efetivada em duas semanas.

Hochul disse que trabalhará para montar a própria equipe de governo e antecipou que fará mudanças importantes na composição do gabinete.

Segundo ela, seu governo não contará com nenhuma pessoa envolvida nos atos antiéticos descritos no relatório da Procuradoria-Geral do estado sobre os supostos casos de assédio de Cuomo e suas tentativas de encobrir as denúncias.

Essa investigação, que acabou desencadeando a renúncia do governador, descreveu um ambiente tóxico no gabinete, com uma cultura de trabalho marcada "por intimidação, medo e intimidação, por um lado, e por outro, pela normalização dos frequentes flertes e comentários baseados no gênero por parte do governador".

"No final do meu mandato, quando terminar, ninguém descreverá a minha administração como um ambiente de trabalho tóxico", garantiu Hochul.

A vice-governadora, que atua ao lado de Cuomo desde 2015, garantiu que desconhecia os problemas no ambiente de trabalho até as acusações serem reveladas publicamente. Hochul enfatizou que ambos nunca foram próximos e que ela passou muito tempo visitando diferentes partes do estado.

Hochul assegurou que este continuará sendo o seu estilo: viajar pelo estado, "ouvir primeiro e tomar medidas decisivas depois".

"A promessa que faço a todos os nova-iorquinos, aqui e agora, é que vou lutar todos os dias por vocês", disse a política, de 62 anos, que se tornará a primeira mulher a liderar o governo do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]