• Carregando...

Londres (AE) – O Ministério do Interior do Reino Unido informou na tarde de ontem que o brasileiro Jean Charles de Menezes, morto pela polícia na sexta-feira passada, estava havia dois anos em situação irregular no país.

Segundo o ministério, Menezes chegou no Reino Unido no dia 13 de março de 2002 e recebeu um visto válido por seis meses. Durante esse período ele solicitou permissão para permanecer no país como estudante.

Esse pedido foi aprovado em 31 de outubro de 2002 e ele ganhou um visto válido até 30 de junho de 2003. Desde então, o governo britânico não tem nenhum registro de pedido de extensão de visto da parte do brasileiro.

O ministério disse que examinou uma cópia do passaporte de Menezes contendo um carimbo que aparentemente concedia a ele permissão para ficar no país por tempo indefinido. "Na investigação, esse carimbo não foi o que era usado pelo Departamento de Nacionalidade e Imigração naquela precisa data", disse a nota oficial do ministério.

Uma porta-voz do ministério não quis dar mais informações sobre o caso, mas reafirmou que a situação de Menezes era ilegal no país. A nota não afirma taxativamente, mas sinaliza que o visto permanente do brasileiro havia sido falsificado.

O fato de Menezes ser ilegal poderia explicar porque ele teria eventualmente corrido ao ser abordado por policiais na estação de metrô de Stockwell.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]