• Carregando...
Libaneses rezam ao lado dos corpos de vítimas de um ataque sírio na cidade de Arsal | Hassan Abdallah/Reuters
Libaneses rezam ao lado dos corpos de vítimas de um ataque sírio na cidade de Arsal| Foto: Hassan Abdallah/Reuters

O regime do ditador da Síria, Bashar Assad, anunciou ontem que enviou um plano para um cessar-fogo na província de Aleppo, no norte do país, e diz concordar com uma troca de prisioneiros com a oposição moderada.

A declaração foi feita pelo ministro das Relações Exteriores sírio, Walid al-Moualem, em reunião com o colega russo, Sergei Lavrov. O encontro acontece antes do início do encontro para negociar uma transição política no país promovido por Rússia, Estados Unidos e a ONU, a ser realizado no próximo dia 22, em Montreux, na Suíça.

Em entrevista coletiva, Moualem anunciou um plano de segurança para a região de Aleppo, que inclui a trégua pedida por Moscou e Washington. Para o ministro sírio, é possível aplicá-lo em outras regiões do país, como Damasco e outras áreas da periferia da capital, como a região de Ghouta, se o plano inicial der certo.

"Conto com o sucesso desse plano, se todos os lados cumprirem com suas obrigações", afirmou, pedindo à Rússia que faça os contatos necessários para contribuir para a realização do plano e a data exata para a aplicação do cessar-fogo.

A Coalizão Nacional Síria, a oposição apoiada pelo Ocidente, disse que se comprometeria com a trégua se o governo concordasse em fazê-lo. No entanto, forças moderadas, como o Exército Livre Sírio, e islamitas ligadas à Al-Qaeda boicotaram a negociação, o que pode fazer com que a trégua não tenha efeito.

Presos

O chanceler sírio mostrou a disposição de Damasco em trocar presos com os rebeldes. "Informamos ao ministro Lavrov que estamos dispostos a trocar detentos por prisioneiros capturados pelo bando contrário", declarou, em referência aos insurgentes.

Por outro lado, o ministro das Relações Exteriores russo afirmou que é muito importante que o regime sírio não caia no que chamou de "tentativas de frustrar as negociações de paz".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]