O governo provisório de Honduras disse à Organização dos Estados Americanos (OEA) que está disposto a negociar, informou ontem um funcionário de alto escalão do governo norte-americano. Segundo o funcionário, que concedeu entrevista a jornalistas por telefone, a disposição do governo de começar uma negociação é "bem-vinda", mas ainda não há detalhes sobre quais os objetivos da negociação.

CARREGANDO :)

O governo de Honduras começou a ceder porque está sob intensa pressão econômica. Segundo fontes, Honduras tem petróleo suficiente para apenas mais seis dias. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, grande aliado de Zelaya, cortou na quinta-feira (2) o fornecimento de petróleo subsidiado para Honduras.

Além disso, vários países estudam sanções contra o governo hondurenho. Na resolução aprovada pela OEA além de suspender Honduras da organização, foi incluída uma cláusula exortando países a "revisarem suas relações" com o país. O texto foi proposto pelo Brasil como forma de avançar na pressão sobre o governo golpista, em vez de ficar apenas com a suspensão de Honduras da OEA, que já havia sido indicada.

Publicidade
Veja também
  • Avião de presidente de Honduras pousa na Nicarágua após ser barrado
  • OEA decide suspender Honduras
  • Honduras adverte Nicarágua sobre movimento de tropas na fronteira
  • Suprema Corte de Honduras rejeita apelo da OEA para restituir presidente deposto