• Carregando...

Empresas aéreas e embarcações do Irã podem ter sua permissão de trânsito negada e dois bancos iranianos podem ter seus bens congelados sob propostas informais da Grã-Bretanha para novas sanções da Organização das Nações Unidas ao Irã.

A proposta confidencial, obtida pela Reuters na sexta-feira, tem a intenção de reforçar a pressão sobre o Irã, após o país islâmico ter desafiado as exigências do Conselho de Segurança da ONU para que encerre suas atividades nucleares, principalmente o enriquecimento de urânio.

Autoridades européias e norte-americanas insistiram que a proposta sob discussão não deve ameaçar os mercados de petróleo, que tem o Irã como grande produtor e exportador.

A Grã-Bretanha também sugeriu proibir novos contratos bélicos com o Irã, viagens internacionais para autoridades graduadas de segurança iranianas e contínuo trabalho da Rússia na usina nuclear de Bushehr, segundo um projeto datado do dia 14 de junho.

Grã-Bretanha, Estados Unidos e outras potências começaram discussões preliminares sobre uma terceira resolução da ONU com sanções mais rigorosas contra o Irã, mas negociações formais ocorrerão após as conclusões de outras conversas no sábado entre o chefe de questões nucleares iraniano e o chefe de política externa da União Européia, Javier Solana.

Propostas iniciais quase sempre refletem duras posições, as quais frequentemente são reescritas no Conselho de Segurança no processo de negociação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]