• Carregando...

A Iberia cancelou 127 voos dos previstos para segunda-feira devido ao início da greve de seus pilotos, convocada pelo sindicato Sepla para ser realizada todas as segundas e sextas até o dia 20 de julho, informou neste domingo a companhia espanhola.

Dos 127 voos, 54 correspondem a destinos nacionais, 64 dentro da Europa e 9 a trajetos transoceânicos. Os pilotos convocaram a greve em protesto pela criação da filial de baixo custo Iberia Express, após o fracasso da mediação do ex-ministro Manuel Pimentel, cujas propostas foram rechaçadas pelas partes.

O primeiro dia de greve coincide com o retorno do feriado de Semana Santa, e o último ocorrerá em pleno período de férias de verão na Espanha.

Para o sindicato, a criação da Iberia Express enfraquece o convênio dos pilotos em vários pontos e representa uma segregação da atividade da matriz.

A Iberia Express, companhia de baixo custo da Iberia para trajetos de curta e média distâncias, começou suas atividades em 25 de março voando a quatro destinos nacionais, Palma de Mallorca, Alicante, Málaga e Sevilha.

A convocação das 30 jornadas de greve é a continuação das 12 realizadas em dezembro, janeiro e fevereiro, que representaram à companhia uma perda de cerca de 36 milhões de euros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]