• Carregando...

Além de todos os problemas geológicos, a Indonésia também se transformou recentemente na maior preocupação da Organização Mundial de Saúde (OMS) por causa do avanço da gripe aviária entre humanos no país. Apenas no mês de maio, a média de mortes por causa da doença foi de uma a cada 2 dias e meio. Caso o país continue nesse ritmo, em breve deve ultrapassar o Vietnã em número de casos fatais. A Indonésia registrou até hoje 37 mortes, sendo 26 apenas neste ano, enquanto o Vietnã, que ainda não contabilizou mortes em 2006, conta 42 mortes.

Durante esta última semana, membros da Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE) se reuniram em Roma para discutir o problema e apresentaram um relatório final em que apontam China, África e Indonésia como países que subestimam seus casos de gripe aviária. "Os países podem estar reportando mal", disse Christianne Bruschke, chefe de uma força-tarefa mundial para a gripe aviária.

O grande temor da OMS é de que os casos recorrentes no mês de maio entre humanos sejam um indício da mutação do vírus H5N1. Até agora, só há notícias de contágios de seres humanos a partir do contato com aves, e os cientistas temem que a mutação do vírus faça com que a doença seja transmitida entre humanos.

Essa situação poderia detonar uma pandemia de gripe entre seres humanos provocada por um vírus que até o momento mostrou grande virulência, pois matou mais de 50% das pessoas que tiveram contágio.

Até a última sexta-feira, porém, a OMS não havia detectado nenhum novo caso de infecção entre as 54 pessoas que eram mantidas em quarentena por terem tido contato com os afetados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]