O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, foi alvo de críticas sem precedentes da Guarda Revolucionária, unidade de elite que sempre foi considerada sua forte aliada.

CARREGANDO :)

Um artigo em termos duros, publicado na revista mensal da Guarda, expressa duras criticas de outras partes do governo iraniano e mostra que as tentativas de aplacar os desentendimentos no governo ainda não obtiveram resultados.

Ahmadinejad e seus assessores mais próximos enfrentam objeções de deputados, do Judiciário e de alguns clérigos poderosos por dizer que o Parlamento não está mais no centro dos acontecimentos do país e por promover uma escola de pensamento "iraniana" em vez de "islâmica".

Publicidade

Num artigo intitulado: "O Parlamento está hoje no centro dos acontecimentos ou não?", a revista Payam-e Enghelab (Mensagem da Revolução), perguntou: "Estar no topo justifica qualquer ação que o governo pense que seja correta, desconsiderando a lei?"

Reeleito em junho de 2009, Ahmadinejad enfrentou grandes manifestações de protesto de movimentos oposicionistas que diziam que a eleição tinha sido fraudada, o que ele nega.

Divisões entre os linha-duras do regime se tornaram mais evidentes nos meses seguintes aos protestos, que algumas vezes foram violentamente reprimidos.

A Guarda Revolucionária iraniana tem Marinha, Força Aérea e estrutura de comando separada das Forças Armadas regulares e, junto com sua milícia, a Basij, teve papel fundamental na supressão das manifestações pós-eleitorais, que foram as maiores desde a Revolução Islâmica, em 1979.