Guepardo, o animal mais rápido do mundo, está ameaçado de extinção| Foto: GIANLUIGI GUERCIA/AFP

O guepardo, o animal terrestre mais rápido do mundo, corre um sério risco de extinção, segundo estudo publicado na revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

CARREGANDO :)

Menos de 7,1 mil guepardos subsistem atualmente em liberdade no mundo – 99% na África – e não ocupam mais que 9% da superfície total sobre a qual se estendiam em outras épocas.

Segundo estimativas precedentes, não citadas pelo estudo da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL), a organização de defesa do meio ambiente Wildlife Conservation Society (WCS) afirmou que a população mundial de guepardos chegava a 100 mil espécimes no início do século XX.

Publicidade

A ZSL indica, em um comunicado, que é preciso tomar medidas urgentes para evitar a extinção do guepardo.

O guepardo asiático está à beira da extinção: restam apenas 43 exemplares contabilizados no Irã. No Zimbábue, sua população passou de 1,2 mil a 170 exemplares em 16 anos, uma queda de 85%.

“Nossas conclusões são que a espécie é muito mais vulnerável e propensa à extinção do que pensávamos antes”, explica a Sarah Durant, que dirige o estudo, acrescentando que o censo dos guepardos é difícil pela “natureza discreta da espécie”.

Por isso, os autores do estudo pedem à União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) que cataloguem os guepardos, pois até agora figuravam apenas como “espécie vulnerável”, na categoria de “espécies em perigo”.

Veja também
  • Lista de animais ameaçados aumenta: as girafas também fazem parte
  • Zoo investiga morte misteriosa de pinguins: por afogamento
Publicidade