• Carregando...

A empresa Halliburton usou cimento de má qualidade no poço acidentado da BP no golfo do México, o que contribuiu para o pior vazamento marítimo de petróleo da história dos EUA, disse uma comissão da Casa Branca na quinta-feira.

As ações da empreiteira caíram até 16 por cento depois de a Comissão Nacional do Vazamento de Petróleo divulgar uma carta detalhando suas conclusões. Mas os papéis da empresa se recuperaram parcialmente e fecharam o dia em queda de quase 8 por cento, cotadas a 31,68 dólares na Bolsa de Nova York.

As ações da BP nos EUA tiveram alta de 1,3 por cento, vendidas a 40,60 dólares.

Sem isentar a BP, o relatório criticou a concretagem feita pela Halliburton no poço, levando os investidores a especularem que a empresa poderá ser obrigada a arcar com custos na recuperação do acidente.

Nas semanas que antecederam a explosão do poço, em 20 de abril, a Halliburton fez vários testes mostrando que o material era instável. Fred Bartlit, conselheiro-chefe da comissão, disse que a empreiteira e a BP sabiam dos problemas no cimento já em 8 de março, mas nada fizeram a respeito.

Em nota, a Halliburton sugeriu que "diferenças significativas entre seus testes internos com cimento e os resultados dos testes da Comissão podem se dever a diferenças nos materiais de cimento testados."

A BP não se manifestou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]