Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Hariri volta ao Líbano após queda do governo

Um cartaz do primeiro-ministro libanês Saad Hariri decora a parede de um prédio na cidade libanesa de Trípoli | Joseph Eid/AFP
Um cartaz do primeiro-ministro libanês Saad Hariri decora a parede de um prédio na cidade libanesa de Trípoli (Foto: Joseph Eid/AFP)

Beirute - O primeiro-ministro interino do Líbano, Saad Hariri, retornou ao país ontem, dois dias depois de a coalizão liderada pelo Hez­­bollah ter derrubado seu governo. Ha­­riri vem tentando angariar apoio internacional nos Estados Uni­­dos, França e Turquia desde que os 11 ministros aliados ao grupo militante xiita renunciaram na quarta-feira.

Hariri se reunia com o presidente Barack Obama na quarta-feira quando seu governo caiu. Seu escritório não divulgou o resultado de suas reuniões no exterior, que também incluíram o presidente da França, Ni­­colas Sarkozy, e o primeiro-mi­­nistro da Turquia, Recep Tayyip Erdo­­gan.

O governo turco deve propor uma conferência internacional para cuidar da crise e aconselhar Hariri a buscar um consenso com o Hezbollah e seus aliados cristãos, disse ontem a rede de televisão privada NTV.

O Hezbollah, que já é a maior força militar do Líbano, tenta expandir seu poder político ao colocar um aliado como primeiro-ministro.

Hezbollah

A ação do Hezbollah tem ligação com a longa disputa a respeito do Tribunal Especial para o Líbano da Organização das Nações Uni­­das (ONU), que poderá indiciar altos integrantes do Hezbollah no processo que in­­vestiga o assassinato de Rafiq Hariri, ex-premiê e pai de Saad, em 2005.

As demissões ministeriais ocorreram depois do fracasso da Arábia Saudita e da Síria em conseguir um acordo entre os dois grupos rivais. Os 11 ministros se retiraram do governo, formado em novembro de 2009.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.