• Carregando...

Washington – Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard anunciou ontem que começará a clonar embriões humanos para obter células-tronco. Os cientistas usarão fundos privados para eludir as restrições impostas pelo governo dos Estados Unidos sobre o assunto.

"Nossa meta em longo prazo é a criação de células-tronco de embriões a partir dos tecidos dos pacientes para corrigir defeitos genéticos e devolver células reparadas aos pacientes", disse, em entrevista coletiva, George Daley, do Hospital Infantil de Boston. As células-tronco têm a capacidade de se desenvolver como células de qualquer tipo de tecido do corpo, e os cientistas acreditam que seu uso poderia combater doenças que derivam de deteriorações celulares, como o mal de Alzheimer, que afeta o tecido cerebral.

A administração do presidente George W. Bush aprovou a pesquisa com células-tronco em 2001, mas somente com um grupo limitado de cepas já obtidas até então, e proibiu o uso de fundos do governo federal para a investigação com células-tronco novas.

O presidente de Harvard, Lawrence Summers, disse que a aprovação do trabalho de investigação "é um acontecimento fundamental para os esforços da universidade de avançar nesta área promissora da ciência e cumprir, o mais breve possível, com a promessa feita aos incontáveis pacientes que sofrem de diabete, mal de Parkinson, doenças cardíacas, câncer e outras". As primeiras pesquisas serão sobre diabetes e doenças do sangue.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]