• Carregando...
O senador Marco Rubio (esq.) acompanha Mitt Romney (dir.) em comício na Pensilvânia | Jessica Kourkounis/Getty Images/AFP
O senador Marco Rubio (esq.) acompanha Mitt Romney (dir.) em comício na Pensilvânia| Foto: Jessica Kourkounis/Getty Images/AFP

Custo da educação é foco de Obama

O presidente dos Estados Uni­­dos, Barack Obama, está se apresentando nesta se­­ma­­na como defensor do po­­der de compra dos estudantes nas universidades, a fim de mobilizar o grupo­­ de jovens eleitores a seis me­­ses da eleição presidencial americana.

Depois de abordar nas últimas semanas questões sobre as mulheres, energia e uma carga tributária justa, Obama falou ontem e discursará hoje sobre o custo da educação, uma questão incômoda nos Estados Unidos, onde os estudantes deixam o ensino superior com, em média, 25 mil dólares em dívidas.

O presidente democrata já defendeu que seu governo reformou o sistema de empréstimos para estudantes. Mas a taxa de juros pelos empréstimos subsidiados pelo Estado, fixada pela lei em 3,4%, deve dobrar em julho por falta da prolongação deste sistema no Congresso, onde os republicanos estão em uma posição forte.

Obama pediu no sábado, em seu discurso transmitido semanalmente, que evitem o aumento esperado e concedam créditos fiscais para ajudar os estudantes.

O popular senador Marco Rubio, da Flórida, despontou nesta semana como um dos nomes mais cotados para ser candidato a vice-presidente dos EUA na chapa liderada pelo ex-governador republicano Mitt Romney.

Rubio, um conservador de origem cubana, agregaria vários atributos à eventual candidatura de Romney. Ele teria forte apelo junto ao eleitorado hispânico, que majoritariamente apoia o presidente democrata Barack Obama, e poderia inspirar conservadores – inclusive do movimento Tea Party, ao qual é ligado – que consideram Romney moderado demais.

Mas Romney, que tem praticamente assegurada a indicação republicana, afirmou que a busca por um vice ainda está nas "etapas muito preliminares". Certamente pesará contra Rubio a sua inexperiência no cenário político nacional – há menos de dois anos no Senado, ele não teria gabarito para assumir a Presidência em caso de emergência.

Estados decisivos

Romney está virtualmente empatado com Obama nas pesquisas nacionais de intenção de voto, mas precisa avançar em alguns estados que serão eleitoralmente decisivos.

A escolha do candidato republicano – e do seu vice – será formalizada na convenção partidária nacional de agosto na Flórida.

O senador, de 40 anos, rejeitou repetidamente no passado as especulações de que poderia ser candidato a vice. Mas os conservadores gostam da ideia, e assessores de Romney dizem que ele será levado em conta. Uma ala do partido o considera jovem demais.

Em outro aceno ao eleitorado latino dos EUA, Romney disse a jornalistas que pretende apresentar uma série de propostas – incluindo ajustes não especificados na concessão de vistos. Mas ele evitou se comprometer com um projeto de Rubio que concede cidadania automática a imigrantes ilegais que tenham chegado aos EUA com menos de 16 anos, e que tenham concluído o ensino médio e feito pelo menos dois anos de faculdade ou serviço militar.

Outros políticos cotados para serem candidatos a vice na chapa republicana incluem o deputado Paul Ryan, de Wisconsin; o governador da Virgínia, Bob McDonnell; o senador Rob Portman, de Ohio; o governador de Nova Jersey, Chris Christie; a governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley; e a senadora Kelly Ayotte, de New Hampshire.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]