• Carregando...

Os líderes de França, François Hollande, e dos Estados Unidos, Barack Obama, falaram por telefone nesta sexta-feira (20) e mostraram seu respaldo ao plano de paz anunciado pelo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko.

Os dois presidentes "concordaram na importância de estabilizar rapidamente a situação de segurança e conseguir o fim dos combates" no leste da Ucrânia, informou a presidência francesa em comunicado.

Hollande e Obama "comemoraram o fato que o presidente Poroshenko tenha anunciado um plano de paz de 14 pontos e um cessar-fogo unilateral de uma semana", acrescentou.

"No marco das negociações abertas desde 6 de junho entre Rússia e Ucrânia, o presidente (Vladimir) Putin deve pedir o mais rápido possível aos grupos armados separatistas a parar suas ações militares", destacou.

Além disso, o presidente russo deve "impedir a transferência de material à Ucrânia e reforçar o controle da fronteira", declarou.

Com tudo isso, salientaram os dois presidentes, se dariam "as condições" para uma diminuição da tensão no terreno que permita "retomar as negociações".

No entanto, caso não se cumpram estas condições, Obama e Hollande tomariam "novas medidas contra a Rússia".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]