• Carregando...
Policiais retiram ferido do tribunal em Milão: falha na segurança. | Daneil Dalzennaro / EFE
Policiais retiram ferido do tribunal em Milão: falha na segurança.| Foto: Daneil Dalzennaro / EFE

Um homem invadiu ontem o Palácio de Justiça de Milão, no norte da Itália, e matou três pessoas a tiros. Claudio Giardiello, de 57 anos, empresário do ramo a da construção, é réu em um processo de suposta falência fraudulenta. Ele matou o juiz do caso, Fernando ­Ciampi; o advogado Lorenzo Alberto Claris Appiani; e outro acusado, Giorgio Herba, que morreu na sala de cirurgia. Uma quarta pessoa teria morrido após sofrer um infarto no local, mas a informação não foi confirmada pelas autoridades. Outras pessoas ficaram feridas, mas a polícia não deu maiores detalhes.

Expo 2015

O caso de ontem preocupou as autoridades porque Milão receberá a Expo 2015 em maio. A cidade receberá a feira de comércio pela primeira vez.

O ataque ocorreu às 11 horas em Milão (6 horas em Brasília) e o prédio chegou a ser esvaziado, pois os poli­ciais acreditavam que o autor dos disparos ainda estava no local. Giardiello fugiu de moto, segundo os policiais, e foi preso uma hora e meia depois no município de Vimercate, perto de Milão.

Falha na segurança

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, admitiu que houve “erros” de segurança no tribunal, que permitiram que uma pessoa entrasse com uma arma no prédio. “É preciso verificar quem foi o responsável, quem permitiu que fosse possível introduzir uma arma no tribunal”, afirmou o chefe do governo na primeira reação oficial sobre o fato.

Renzi afirmou em entrevista coletiva que as circunstâncias do crime são “impensáveis”. Ele disse que agora é o “momento das condolências”, mas que é preciso esclarecer “como foi possível” que o assassino disparasse dentro do Palácio de Justiça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]