• Carregando...

Se você espera ser flechado pelo cupido online, cuidado com as histórias cabeludas e com as invenções. Tanto homens quanto mulheres, geralmente, mentem sobre a altura e o peso e, em alguns casos, sobre a idade, segundo os pesquisadores da Universidade de Cornell, em Nova York.

Usando um novo método para medir as diferenças entre as informações fornecidas no perfil e a realidade, o estudo revelou que os homens geralmente superestimam seu peso, enquanto as mulheres acham que pesam menos do que a realidade, disse Jeffrey Hancock, professor assistente de comunicação e autor deste estudo.

- Surpreendentemente, a mentira em relação a idade é mínima e não é uma característica das pessoas mais velhas - disse.

Cerca de 52,6% dos homens que participaram do estudo mentiram sobre a altura, contra 39% das mulheres que fizeram o mesmo. A maioria dos homens e mulheres mente sobre o peso, sendo que elas mentem mais com 64,1%, contra 60,5% deles. O quesito idade é o que as pessoas menos mentem. Entre os homens, o percentual foi de 24,3% enquanto as 13,1% não falam a verdade.

Os pesquisadores analisaram quatro populares sites de relacionamentos onde os próprios usuários criavam seus perfis e contatavam as pessoas: Match.com, Yahoo Personals, American Singles e Webdate. Os participantes do estudo, que eram usuários destes sites, foram recrutados em Nova York através de um anúncio no Village Voice e no Craigslist.com. Oitenta pessoas, igualmente divididas por idade, participaram integralmente da pesquisa.

Depois de coletar as informações, dadas pelos participantes em seus perfis online, os pesquisadores mediram e pesaram cada pessoa e checaram a idade nas carteiras de motorista, que funciona como identidade nos Estados Unidos.

Qual foi a maior mentira de todas? Em relação a altura, a discrepância chegou a de quase 1,3 centímetros, a diferença entre os quilos declarados e os quilos reais ficou, em média, 2,5 quilos, e a diferença de idade foi em média de um ano. Os resultados: a maioria dos participantes mentiu sobre o peso, idade ou altura. Quase dois terços dos participantes estava com peso incorreto em 2,5 quilos ou mais.

Segundo Hancock, os pesquisadores procuraram saber como homens e mulheres usam estratégias diferentes para encontrar um amor. Em geral, os homens tentam parecer jovens e fisicamente atraentes, enquanto as mulheres procuram o maior número de formas possível de demonstrar status social, como nível de educação ou informações sobre a carreira.

O padrão de mentiras, leve e freqüente, é uma estratégia característica dos encontros marcados por internet.

- Os participantes equilibram a tensão entre aparecer o mais atraente possível e, ao mesmo tempo, ser sincero - diz Hancock.

Desde que o estudo chegou ao fim, os sites de encontros online mudaram. Agora, eles fazem perguntas genéricas sobre tipos de corpo ao invés de pedir informações específicas da pessoa como peso. Mas a tensão de parecer o mais atraente possível sem que a outra pessoa tenha uma decepção, continua existindo. O resultado completo do estudo será publicado na edição de abril da publicação especializada Proceedings of Computer/Human Interaction.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]