• Carregando...

Inspetores de Honduras acharam fortes traços de material radioativo em um contêiner oriundo de Hong Kong que carregava entulho de aço de um porto na costa do Atlântico, informaram autoridades nesta segunda-feira.

Durante uma vistoria de segurança no domingo, inspetores detectaram altas leituras de radioatividade emanando do contêiner no porto de Puerto Cortes, 185 km ao norte da capital do país, Tegucigalpa.

"Nós imediatamente emitimos um alerta e apreendemos o contêiner para inspeção", disse nesta segunda-feira Edwin Araque, gerente da autoridade portuária de Honduras.

O contêiner pertencia a uma companhia local.

Docas e portos em todo o mundo são fiscalizados em busca de materiais que podem ser usados para produzir bombas "sujas" ou nucleares. Puerto Cortes foi declarado um porto seguro pelos Estados Unidos há mais de um ano.

Uma autoridade do governo disse que o material encontrado no contêiner era Césio-137 e pode ter vindo de um hospital. O material é frequentemente utilizado para esterilizar equipamentos médicos e também tem várias aplicações industriais.

Em março, a Espanha suspendeu a produção em uma siderúrgica após trabalhadores terem encontrado o material em um caminhão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]