• Carregando...

VIENA/BUDAPESTE (Reuters) - A Hungria vai buscar apoio a seus esforços para tentar bloquear o fluxo de imigrantes em sua fronteira sul com a Croácia, similares às medidas aplicadas na fronteira com a Sérvia, disse o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, nesta sexta-feira em Viena.

O governo da Hungria, de direita, prometeu proteger as fronteiras húngaras e as fronteiras externas da União Europeia em resposta ao fluxo de imigrantes. Uma cerca de aço e arame farpado de 3,5 metros construída ao longo da fronteira com a Sérvia e a repressão dura do governo à imigração ilegal reduziram a entrada de pessoas na fronteira sérvia a uma quantidade ínfima.

No entanto, as levas de imigrantes que chegam via Grécia e Bálcãs estão agora inundando a Croácia, e a Hungria começou a levantar uma cerca na sua fronteira croata, por onde os imigrantes passam com destino à Áustria, para seguir depois para a Alemanha e outros países ricos do norte europeu.

Por ora, milhares de imigrantes que chegam à fronteira croata-húngara são enviados todos os dias para a fronteira austríaca. O fluxo vai continuar, disse Orban, acrescentando que a principal questão era como poderia ser barrado na fronteira croata.

“Esta é a grande questão dos próximos dias e semanas. Estou tentando buscar apoio para isso”, afirmou Orban em entrevista coletiva após reunião com o chanceler austríaco, Werner Faymann.

Ele disse que a Hungria poderia tomar uma decisão sobre o fechamento de sua fronteira com a Croácia só depois de consultas para reunir apoio para a medida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]