• Carregando...
Jon Huntsman dá adeus às chances de disputar Presidência dos EUA | Reuters/Eric Thayer
Jon Huntsman dá adeus às chances de disputar Presidência dos EUA| Foto: Reuters/Eric Thayer

Dança das cadeiras

Os pré-candidatos republicanos que continuam na disputa pela indicação do partido para concorrer à Presidência dos EUA.

Mitt Romney, 64 anos

Ex-governador de Massachusetts (2003-07). É formado em Direito em Harvard e defende imposto menor para empresas. Consolida liderança, mas pulverização expõe resistência a seu nome.

Ron Paul, 76 anos

Deputado (1976-85 e 1997-atual). É médico obstetra. Libertário, quer o fim do Banco Central dos EUA e da ajuda americana ao exterior. Nas primárias tem mostrado força entre o público jovem.

Rick Santorum, 53 anos

Ex-senador pela Pensilvânia (1995-2007). Entrou na política em 1986. É contra o aborto e o casamento de homossexuais. Foi bem em Iowa, mas não em New Hampshire.

Newt Gingrich, 68 anos

Ex-presidente da Câmara (1995-99). É historiador com 23 livros publicados e defende uma ampla reforma tributária. Começou bem nas pesquisas no ano passado, mas não foi bem nas primárias.

Rick Perry, 61 anos

Governador do Texas. É formado em Zootecnia. Defensor dos direitos dos estados. Perdeu apoio depois de críticas a Romney. Nova derrota deve enterrar sua candidatura.

Fonte: Folhapress.

O republicano Jon Huntsman, ex-governador de Utah, anunciou ontem em entrevista coletiva que abandonou a corrida eleitoral americana, deixando apenas cinco concorrentes pela nomeação republicana para enfrentar o presidente Barack Obama em novembro deste ano.

Ex-embaixador na China, Huntsman é o terceiro a desistir da corrida pela nomeação republicana, depois de Herman Cain e Michelle Bachmann.

Ele destacou que essa é a "mais importante eleição da última geração" e que lamenta que a campanha tenha se tornado "um massacre" mútuo, em que os pré-candidatos passaram a atacar uns aos outros – inclusive trazendo à tona temas pessoais e íntimos – ao invés de focar nos temas mais importantes para o país.

"Hoje faço um chamado a to­­dos os concorrentes para que interrompam os ataques pessoais e informem ao povo americano suas estratégias", pediu.

O anúncio do porta-voz de sua campanha, Tom Miller, sobre a desistência, foi feito ainda na noite de domingo à rede ABC.

Miller disse que Huntsman estava "orgulhoso da corrida de que participou", mas "não queria ficar no caminho" de Romney.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]