• Carregando...
índia tropas
Soldados do exército indiano dirigem veículos por estradas montanhosas enquanto participam de um exercício militar em Thikse, no distrito de Leh, no território da união de Ladakh, fronteira com a China, em 4 de julho de 2020| Foto: Mohd Arhaan ARCHER/AFP

As tropas chinesas aparentemente recuaram da linha de fronteira com a Índia na altura do Vale Galwan, após negociações entre autoridades militares de ambos os países. Uma imagem de satélite registrada pela companhia americana Maxar Technologies nesta segunda-feira (6) mostra vazia a área perto do rio Galwan, onde, cinco dias, era possível observar várias tendas e veículos chineses.

A foto confirma relatos de autoridades indianas, que no início desta semana afirmaram que o exército chinês estava removendo as estruturas deles do lugar. Contudo, analistas notaram que uma "grande estrutura de tenda", de cerca de 900 metros quadrados, aparece na imagem de satélite mais recente, que até 28 de junho não tinha sido vista no local. A estrutura, a pouco menos de 1,6 km da Linha de Controle Real do lado chinês, não tem um propósito conhecido.

Foi perto do rio Galwan, na região montanhosa do Himalaia, que soldados indianos e chineses entraram em confronto por causa de desentendimentos sobre a localização da Linha de Controle Real (LAC, na sigla em inglês), que divide os países. A Índia afirmava que a China estava adentrando o seu território, enquanto a China reivindicava que todo o território do Vale Galwan pertence a ela.

Em 15 de junho, as tensões levaram a um conflito com socos, paus, pedras e armas improvisadas que resultaram na morte de 20 militares indianos e um número até hoje desconhecido de baixas chinesas.

Percebendo a possibilidade real da escalada para um confronto mais amplo, os dois lados, que já estavam discutindo o desengajamento desde maio, resolveram levar o diálogo para a esfera diplomática. Após encontro entre o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e o conselheiro de segurança nacional da Índia, Ajit Doval, ambos os países se comprometeram a desengajar as tropas chinesas e indianas ao longo dos mais de três mil quilômetros da LAC.

Três oficiais de segurança indianos familiarizados com as negociações disseram à Associated Press que os soldados de ambos os lados recuaram pouco mais de um quilômetro. Eles também afirmaram que Índia e China recuaram em dois locais na área de Hot Spring, outro ponto de disputa ao longo da Linha de Controle Real. Os indianos afirmam que nessa área o exército chinês tinha cruzado a divisa em pelo menos cinco lugares. Aparentemente não houve recuo das tropas na altura do Lago Pangong e das planícies de Depsang, onde já ocorreram conflitos em outras ocasiões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]