• Carregando...
Bombeiros tentam controlar o incêndio florestal que atinge o nordeste da Espanha | AFP
Bombeiros tentam controlar o incêndio florestal que atinge o nordeste da Espanha| Foto: AFP

Três pessoas morreram e ao menos 100 ficaram feridas devido ao grande incêndio florestal que atinge o nordeste da Espanha, na zona de fronteira com a França, informaram neste domingo as autoridades catalãs.

"Há três mortos. Parece que foram cercados pelas chamas e por motivos que ignoramos tentaram chegar até o mar", disse à AFP um porta-voz do governo regional, sem precisar a nacionalidade das vítimas.

Um porta-voz dos bombeiros confirmou as três mortes e que cerca de 100 pessoas ficaram levemente feridas, qualificando a situação de "muito grave".

O incêndio, que teve início no domingo passado nas proximidades de La Junquera, na fronteira com a França, já destruiu 7 mil hectares de vegetação, segundo o governo catalão.

As nuvens de fumaça cobriam neste domingo o céu da região, onde várias estradas foram fechadas devido à baixa visibilidade ou à ameaça das chamas, incluindo a autopista que liga Perpignan, no sul da França, a Figueras, na Cataluña, no nordeste espanhol.

O tráfego entre França e Espanha foi desviado para a estrada que corta o Principado de Andorra.

As chamas, avidadas por um vento de 90 quilômetros por hora, se propagaram rapidamente por milhares de hectares de vegetação em pouco tempo, enquanto os aviões eram impedidos de atuar.

"Devido à intensidade do vento, os oito aviões destinados à região não puderam jogar água sobre as chamas", explicou um funcionário do governo regional.

Diante da gravidade da situação e sem meios para evacuar os habitantes da região, as autoridades pediram à população de nove localidades que permeneça em casa, fechando portas e janelas.

Ao menos 4 mil pessoas estavam sem energia elétrica na noite deste domingo na zona afetada.

"O fogo avançou muito rápido, o que dificultou seu controle", disse à imprensa o ministro catalão do Interior, Felip Puig.

Ao menos 80 brigadas de bombeiros lutavam neste domingo contra as chamas, que continuam avançando.

Na noite deste domingo, a polícia catalã anunciou que 93 pessoas, incluindo 74 crianças, foram evacuadas de um campo de férias próximo à localidade de Sant Climent Sescebes.

Durante o final de semana, mais de trinta focos de incêndio destruíram centenas de hectares de vegetação no lado francês, nos Pirineus Orientais, ao longo da fronteira, antes de passar para o lado espanhol.

Os incêndios florestais são particularmente numerosos este ano na Espanha, que teve o inverno mais seco dos últimos 70 anos.

No início de julho, um incêndio se propagou durante vários dias pela região de Valencia, no leste do país, destruindo mais de 50 mil hectares de vegetação.

Na última semana, as chamas atingiram Tenerife, uma das ilhas do arquipélago das Canárias, onde devastaram milhares de hectares na zona do monte Teide, limítrofe ao parque natural classificado como patrimônio da Unesco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]