O parque nacional Torres del Paine, na província de "Última Esperanza", possui 230.000 hectares de superfície, e fica a mais de 3.000 km ao sul de Santiago| Foto: Afp

O número de hectares arrasados no incêndio florestal no parque Torres del Paine, na Patagônia chilena, aumentou a 12.560, segundo o boletim mais recente, ao mesmo tempo que fontes ligadas ao israelense acusado de iniciar o incêndio negaram sua responsabilidade."De acordo com o boletim da Corporação Nacional Florestal (Conaf), o incêndio afetou um total de 12.560 hectares", disse o diretor do Centro Nacional de Emergências (Onemi), Vicente Núñez.

CARREGANDO :)

Após um rápido avanço do fogo, as melhores condições climáticas permitiram no sábado que os bombeiros controlassem seis focos de incêndio.

Neste domingo, pessoas ligadas a Rotem Singer, um israelense de 23 anos acusado pelas autoridades chilenas de iniciar o fogo depois de agir de forma negligente ao não apagar de forma adequada um rolo de papel higiênico, negaram sua responsabilidade.

Publicidade

A polícia chilena deteve por algumas horas no sábado o israelense. Ele foi liberado, mas será indiciado por um tribunal de Puerto Natales.

Uma amiga de Singer, Mandi Gisser, afirmou que não há possibilidade do israelense ter iniciado o incêndio, pois não existiam as condições para provocar as chamas a partir de uma pequena faísca.

Veja também
  • Israelense responsável pelo incêndio em parque na Patagônia é libertado
  • Chile pede ajuda aos EUA, Austrália e Argentina para controlar incêndio na Patagônia