O Exército dos EUA acredita que a Força Aérea da Índia iniciou os preparativos para um possível ataque ao Paquistão como resposta ao recente massacre feito por terroristas na cidade indiana de Mumbai (ex-Bombaim), de acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (15) pela rede CNN.

CARREGANDO :)

Três autoridades do Pentágono confirmaram à emissora que os EUA têm informação indicando que a Índia começou a preparar militares para uma possível missão.

As fontes não especificaram que missão seria essa, mas uma delas comentou que a Força Aérea indiana "está em alerta". Este é o primeiro indício, após os atentados que mataram mais de 170 pessoas, de que as duas potências nucleares podem estar perto de um conflito armado.

Publicidade

A CNN também obteve informação de que os preparativos deixariam a Índia em posição para rapidamente lançar ataques aéreos contra localidades suspeitas de abrigarem campos de treinamento terrorista dentro do Paquistão.

Desde as operações terroristas em Mumbai, as forças de segurança do Paquistão fizeram uma incursão a um campo perto de Muzaffarabad, capital da Cachemira paquistanesa, segundo fontes militares. Esta teria sido a primeira ação do governo contra o grupo Lashkar-e-Tayyiba, em meio à crescente pressão internacional para que mine organizações extremistas que atuam no país.

Há décadas Índia e Paquistão disputam a região da Cachemira, onde a maioria da população é islâmica.

Veja também
  • Acusado pelos ataques em Mumbai na Índia, faz confissão
  • Depois do terror, hotel Taj Mahal Palace será parcialmente reaberto
  • Paquistão interdita entidade islâmica e prende ativistas
  • Paquistão põe em prisão um dos mais procurados da Índia