• Carregando...

La Paz – O governo boliviano repassou a administração do complexo de Mutún, uma das maiores reservas mundiais de ferro, à empresa indiana Jindall Steel & Power, que investirá US$ 2,3 bilhões de dólares. Santa Cruz de la Sierra, o estado mais rico da Bolívia, celebrou ontem a instalação da primeira siderúgica no país.

A siderúrgica, que emprega 120 mil pessoas em suas 14 unidades na Índia, na Indonésia e nos Estados Unidos e que fatura quase US$ 4 bilhões ao ano, ficará a cargo da enorme jazida numa área de 36 quilômetros quadrados na fronteira da Bolívia e Brasil, em sociedade com La Paz.

A Steel & Power terá 65% das ações da empresa mista, com os restantes 35% cabendo ao Estado boliviano, que assumirá a co-gestão da jazida a partir de 2026. A empresa asiática conquistou o direito de operar por 40 anos a reserva de 40 bilhões de toneladas de ferro, além de magnésio.

O contrato será assinado no começo de agosto, depois de a Steel ajustar suas especificações técnicas. Para explorar a reservoa a céu aberto, a firma indiana se comprometeu a empregar gás natural em suas obras de fundição e a construir uma via férrea até a cidade fronteiriça de Puerto Suárez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]