• Carregando...
Profissional de saúde prepara vacina em centro de vacinação do NHS em Londres
Profissional de saúde prepara vacina em centro de vacinação do NHS em Londres| Foto: EFE/EPA/NEIL HALL

O secretário de saúde do Reino Unido, Sajid Javid, confirmou nesta terça-feira (9) na Câmara dos Comuns do país que todos os 1,4 milhão de funcionários do Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) na Inglaterra terão obrigatoriamente que estar vacinados contra a Covid-19 até abril de 2022.

De acordo com o jornal The Guardian, cerca de 100 mil funcionários da linha de frente no atendimento em saúde inglês ainda não receberam as duas doses do imunizante e terão que ser vacinados para não serem demitidos.

Javid havia considerado impor a nova exigência ainda este ano, mas optou por adiá-la após ser advertido do risco de exacerbar a falta de pessoal do NHS.

Entidades médicas britânicas destacam a necessidade de vacinação de profissionais de saúde, mas criticam a obrigatoriedade da imunização. Martin Marshall, presidente da Royal College of General Practitioners (RCGP, Faculdade Real de Clínicos Gerais), divulgou nota nesta terça-feira em que apontou que a norma estabelece “um precedente preocupante”.

“Recomendamos veementemente que todos os profissionais de saúde sejam vacinados, a menos que haja uma razão médica para que não o façam”, destacou. “Mas a RCGP acredita que escolhas informadas e educadas sobre intervenções de saúde são mais benéficas a longo prazo do que as intervenções forçadas, que podem levar ao ressentimento e à desconfiança.”

A Associação Médica Britânica (BMA, na sigla em inglês) já havia divulgado no final de outubro um comunicado em que se opunha à medida.

“Há uma distinção importante entre acreditar que todo profissional de saúde deve ser vacinado e defender a vacinação obrigatória; isso acarreta implicações legais, éticas e práticas que devem ser consideradas. A ameaça aos funcionários que recusam a vacina de perder seus empregos também é motivo de grande preocupação. Uma das principais preocupações da BMA é o impacto que esta decisão pode ter na força de trabalho”, escreveu Chaand Nagpaul, presidente do conselho da BMA.

Segundo a BBC, nos outros países do Reino Unido não há definição sobre o assunto ainda. A Escócia e o País de Gales não têm nenhuma proposta de vacinação obrigatória para trabalhadores do NHS, enquanto na Irlanda do Norte haverá uma consulta pública.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]