• Carregando...

O vulcão do Monte Kelud aparentemente entrou em erupção, um autoridade disse no sábado, baseada em sinais sismográficos, mas densas nuvens de fumaça impedem sua visualização.

Cerca de 350.000 pessoas vivem a uma distância de até 10 quilômetros do vulcão, localizado a aproximadamente 90 km ao sudoeste de Surabaya, a segunda maior cidade da Indonésia.

Saut Simatupang, do Centro de Vulcanologia, disse à Reuters que o centro havia detectado tremores contínuos no vulcão, uma indicação de sua erupção, mesmo sem a visualização de sinais de lava ou cinzas devido à nuvens pesadas na região.

"Há nuvens pesadas por lá, então não é possível ver nem cinzas. Mas instrumentalmente está em erupção, como mostram os registros sismográficos acima das escalas," ele disse.

As autoridades têm monitorado o vulcão ao leste de Java por várias semanas. Com o aumento da atividade e a iminência da erupção, o estado de alerta foi intensificado ao máximo há duas semanas.

Na última erupção do Monte Kelud em 1990, pelo menos 30 pessoas foram mortas. A Indonésia é o país com maior número de vulcões em atividade, localizada numa região de intensa atividade sísmica conhecida como "Círculo de Fogo do Pacífico."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]