• Carregando...
Mulher ferida caminha depois de chegar a um ônibus que evacuou civis da siderúrgica Azovstal, na cidade de Mariupol, na terça-feira
Mulher ferida caminha depois de chegar a um ônibus que evacuou civis da siderúrgica Azovstal, na cidade de Mariupol, na terça-feira| Foto: EFE/EPA/ROMAN PILIPEY

Os serviços de inteligência ucranianos acreditam que os russos estão se preparando para celebrar o feriado de 9 de maio, no qual comemoram a vitória sobre os nazistas na Segunda Guerra Mundial, na devastada cidade de Mariupol, no sul da Ucrânia.

Segundo o jornal ucraniano Pravda, o Ministério da Defesa do país afirma que "Sergey Kirienko, vice-chefe da administração presidencial russa”, recentemente “nomeado pelo Kremlin para ser responsável por assuntos relacionados à ORDLO (os territórios ocupados temporariamente de Donetsk e da região de Lugansk, controlados pelos russos)" está em Mariupol.

A principal tarefa desse funcionário de Vladimir Putin seria preparar as "celebrações cerimoniais", que incluiriam um desfile militar, na cidade ucraniana devastada, depois de abandonar a ideia de fazê-las na cidade ocupada de Donetsk.

Mariupol passaria, dessa forma, a ser o local de “celebrações e, para tanto, os escombros, os corpos dos civis assassinados e os artefatos explosivos russos não detonados estão sendo retirados das ruas centrais da cidade", denunciou a Ucrânia.

Além disso, ainda de acordo com a inteligência ucraniana, "a mídia de propaganda russa está se preparando para divulgar histórias na televisão russa sobre a 'alegria' com que os moradores locais receberam as tropas de ocupação". Para este fim, Vladimir Solovyov, um oficial de propaganda do Kremlin, e o chefe da administração de ocupação de Donetsk, Denis Pushylin, também teriam visitado Mariupol.

O Kremlin negou nesta quarta-feira (4) que a Rússia vá decretar uma mobilização geral no próximo dia 9 de maio. "Não, é um absurdo", disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, em sua entrevista coletiva diária.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]