• Carregando...
Retratos de Nelson Mandela em muros de Soweto, África do Sul | Alexander Joe/AFP
Retratos de Nelson Mandela em muros de Soweto, África do Sul| Foto: Alexander Joe/AFP

Internado desde sábado, o ex-presidente Nelson Mandela foi submetido a mais exames ontem. Mandela, de 94 anos, está no Hospital Militar, em Pretória. Embora o governo afirme que os cuidados com o líder da luta anti-Apartheid sejam condizentes com a sua idade, um jornal local, o Sunday Times, disse no fim de semana que Mandela não estaria conseguindo falar.

"O presidente Mandela teve uma boa noite de repouso", disse o porta-voz do governo, Mac Maharaj. "Ele está em boas mãos."

O governo, no entanto, não dá detalhes sobre o estado de saúde do ex-presidente, hospitalizado duas vezes nos últimos dois anos. Sua internação no Hospital Militar foi confirmada ontem pela ministra da Defesa, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, após visitar Mandela. Na África do Sul, o Exército é responsável pela saúde de presidentes.

"Ele está indo muito bem. É importante mantê-lo em nossas orações e também ficarmos calmos para não causar um estado de pânico que não ajudaria a ninguém", disse a ministra.

Ontem, jornais, igrejas e mesmo as redes sociais pediam que os sul-africanos se unissem em preces pela saúde de Mandela.

"O país reza por Madiba" era o título na primeira página do Sowetan, utilizando o nome do clã de Mandela, que os sul-africanos usam afetuosamente para falar do herói da luta contra o apartheid.

"Quando Madiba espirra, é a África do Sul — e o resto do mundo — que está doente", diz o editorial do Sowetan.

A oposição manifestou sua preocupação, com o porta-voz da Aliança democrática, Mmusi Maimane, afirmando que todos se sentem afetados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]