• Carregando...

Amante de ex-jogador é enforcada por assassinato

Teerã - A amante de um jogador de futebol do Irã foi enforcada ontem pelo crime de assassinato, apesar dos apelos por clemência feitos por organizações internacionais de defesa dos direitos humanos, informou a agência de notícias Isna. Shahla Jahed foi condenada pela morte da mulher de Nasser Mohammadkhani, ex-atacante da seleção iraniana nos anos 1980 e ex-técnico do Persepolis, time de Teerã.

Leia matéria completa

Teerã - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, acusou a ONU on­­tem de cumplicidade no assassinato de um cientista nuclear, dias antes de conversas cujo objetivo é desfazer um impasse nuclear. O cientista Majid Shahriyari, morto em uma explosão em seu carro, foi sepultado em um funeral que teve a presença do negociador nu­­clear iraniano Saeed Jalili, que se reunirá com a chefe de Relações Exteriores da União Europeia nos dias 6 e 7 de dezembro.

Ninguém reivindicou a explosão nem outro ataque semelhante ocorrido no mesmo dia. Teerã atribuiu os ataques a países que buscam interromper o programa nuclear iraniano, que temem que tenha por finalidade produzir uma bomba. "Cometer atos terroristas mostra bem que você não têm a intenção de negociar, mas que quer demonstrar hostilidade em relação à nação iraniana," disse Ahmadinejad, segundo a agência de notícias semi-oficial ILNA.

"Nesse tipo de ato terrorista, as Nações Unidas sem dúvida estão de conluio com os sionistas." Um carro-bomba separado que explodiu na segunda-feira aproximadamente na mesma hora que aquele que matou Shahriyari feriu outro cientista nuclear, Fereydoun Ab­­basi-Davani, que é pessoalmente sujeito às sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) devido ao que autoridades ocidentais afir­­mam ser seu envolvimento em pesquisas suspeitas sobre armas nucleares.

Outros ataques

O Irã afirma que seu programa nu­­clear é puramente pacífico. "Con­­sideramos responsáveis aqueles que lançaram uma resolução contra nós, porque na resolução mencionaram os nomes de cientistas, e isso é como apontar as vítimas aos assassinos sionistas," disse Ahmadinejad.

Outro cientista nuclear, Mas­­soud Ali-Mohammadi, foi morto em Teerã em janeiro por uma bom­­ba acionada por controle remoto, e as instalações nucleares iranianas foram atingidas por um vírus de computador. Os Estados Uni­­dos e Israel dizem que, se a diplomacia fracassar, não excluem a possibilidade de um ataque militar preventivo contra o Irã para impedir o país de ter acesso a ar­­mas nucleares.

Falando com jornalistas no fu­­neral, o negociador nuclear Jalili disse: "É um grande escândalo para o Conselho de Segurança da ONU que terroristas implementem suas sanções."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]