O Ministério de Relações Exteriores do Irã convocou o embaixador britânico a dar explicações por suas críticas contra o histórico de direitos humanos na República Islâmica, e parlamentares pediram ao governo que diminua as relações diplomáticas com os britânicos, informou a mídia local nesta terça-feira.

CARREGANDO :)

O embaixador britânico Simon Grass foi convocado na segunda-feira ao ministério por escrever um breve artigo criticando o Irã no site da embaixada e o policiamento "violento e desumano" usado contra os protestos estudantis em Londres, disse a agência semi-oficial de notícias Mehr.

A Grã-Bretanha está em desacordo com o Irã por seu contestado programa nuclear, e o Irã acusou o país diversas vezes de interferir e fomentar protestos contra o governo iraniano, depois de uma polêmica eleição presidencial em 2009.

Publicidade

No artigo publicado no dia 9 de dezembro, Grass defendeu suas críticas anteriores contra o histórico de direitos humanos no Irã, e disse que defensores dos direitos humanos no país têm sido "assediados e aprisionados".

Veja também
  • Líder de associação de jornalistas é condenado no Irã
  • Editor de jornal iraniano pró-reformas é detido
  • Termina sem avanços reunião nuclear de potências com o Irã