• Carregando...
Membros da Guarda Revolucionária Iraniana durante a parada militar anual em 2018 | Foto: STR / AFP
Membros da Guarda Revolucionária Iraniana durante a parada militar anual em 2018 | Foto: STR / AFP| Foto:

O acordo de 2015 reduziu o programa nuclear do Irã, mas o presidente Hassan Rouhani aproveitou o alívio das sanções para acelerar a modernização de suas forças armadas. Dados do Instituto de Pesquisa Para a Paz de Estocolmo (SIPRI) mostram que as despesas militares do país voltaram a subir em 2015 - depois de anos de quedas. Com o fortalecimento da economia, o país aumentou em 25% seus investimentos com defesa entre 2015 e 2017.

A reimposição de tarifas pelos EUA e uma crise econômica aguda que já dava as caras antes mesmo da saída dos EUA do acordo nuclear (conhecido na sigla em inglês como JCPOA - Plano de Ação Conjunto Global) derrubaram mais uma vez as despesas militares. Com uma queda de 9,5%, os investimentos de 2018 foram de US$ 13,2 bilhões - ou 2,7% do PIB.

Sanções internacionais também restringem as importações de armas pelo Irã - o volume foi 3,5% do importado pela Arábia Saudita nos últimos dez anos, para citar um exemplo. Segundo o SIPRI isso é explicado pelos limites de financiamento do Irã devido aos problemas econômicos e também porque, desde 2010, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) restringiu a venda de armas pesadas para o Irã.

Algumas exceções foram feitas, porém. Em 2016, o país comprou quatro sistemas de defesa antiaéreo S-300 da Rússia, a importação mais relevante do Irã desde 2007. Os maiores exportadores de armas para o país são a China, que vendeu 96% do que o Irã comprou entre 2014-2018, e a Rússia.

O Irã tem capacidade de desenvolver e produzir certos tipos de armas de guerra, inclusive mísseis balísticos, mísseis de cruzeiro e veículos aéreos não tripulados. De acordo com o Sipri, isso compensou, até certo ponto, as restrições às importações de armas, mas o nível de performance dessas armas é questionável.

Alguns fatos rápidos sobre o Irã, de acordo com o Índice de Poder de Fogo:

  • Pessoal militar estimado: 873 mil
  • Pessoal militar ativo: 523 mil
  • Aeronaves: 509
  • Tanques de combate: 1.634
  • Navios: 398

Quer receber textos sobre Irã, conflitos mundiais e tecnologia militar direto no seu e-mail? Assine a newsletter semanal Jogos de Guerra no botão abaixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]