Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
prisioneiros

Irã diz não ter planos de trocar montanhistas por cientista

Governo iraniano acusa EUA de terem sequestrado cientista durante peregrinação na Arábia Saudita

Um funcionário iraniano disse nesta terça-feira que o Irã não tem planos de trocar três prisioneiros norte-americanos por um cientista nuclear iraniano desaparecido, o qual o governo iraniano afirma ter sido sequestrado pelos Estados Unidos.

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, disse que não é um hábito do Irã "trocar presos cujos casos ainda estão no judiciário", e descartou sugestões de que o destino dos três norte-americanos esteja ligado ao do cientista nuclear Shahram Amiri.

"Esses dois casos não podem ser comparados", disse Mehmanparast em Teerã. "O Irã usará os canais legais para obter a libertação de Amiri", ele disse.

O Irã acusa que o cientista, que desapareceu enquanto realizava uma peregrinação na Arábia Saudita, foi sequestrado pelos EUA em 2009.

Os três norte-americanos - Sarah Shourd, o namorado dela, Shane Bauer, e um amigo do casal, Josh Fattal - foram detidos na província iraniana do Kordestan, perto da fronteira com o Iraque, em julho do ano passado. O Irã acusou o trio de espionagem e de ter entrado ilegalmente no país. As famílias dos três afirmam que eles são montanhistas e realizavam uma caminhada no Curdistão iraquiano, quando entraram inadvertidamente no Irã.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.