• Carregando...
Líder supremo do Irã, Ali Khamenei: o país persa se envolveu em recentes tensões com o Afeganistão
Líder supremo do Irã, Ali Khamenei: o país persa se envolveu em recentes tensões com o Afeganistão| Foto: EFE/EPA/Gabinete do Líder Supremo do Irã

O Irã estuda construir um muro de concreto na sua fronteira com o Afeganistão para impedir, segundo as autoridades iranianas, a entrada de terroristas em seu território, bem como o tráfico de drogas e a chegada de migrantes.

“Está sendo realizado um estudo sobre como bloquear fisicamente a fronteira e a intenção é que o bloqueio seja realizado com um muro de concreto”, disse nesta quarta-feira (28) em entrevista à agência ISNA Hasan Kazemi Qomi, representante especial para o Afeganistão do presidente do Irã, Ebrahim Raisi.

Kazemi, também embaixador iraniano em Cabul, afirmou que a medida é realizada para evitar ataques dos “inimigos que utilizam elementos terroristas” através da fronteira.

O diplomata garantiu que a medida trará muitos benefícios para seu país, uma vez que “a segurança das fronteiras é a base da soberania nacional”.

O futuro muro também visaria impedir “a entrada de imigrantes ilegais e combater o tráfico de seres humanos e de drogas”.

Segundo Kazemi, já foram desenvolvidos “projetos iniciais” do muro, embora não tenha anunciado datas para o início de sua construção.

O Irã e o Afeganistão partilham uma fronteira porosa de quase 950 quilômetros, usada como uma das principais rotas de contrabando de heroína do país asiático para a Europa. Além disso, mais de três milhões de refugiados afegãos residem em solo iraniano há décadas.

O Irã e o Afeganistão dos talibãs têm tido alguns atritos desde 2021. Em maio do ano passado, por exemplo, trocaram tiros através das suas fronteiras, em um incidente em que morreram três pessoas e pelo qual se acusaram mutuamente.

Além disso, também mantêm um litígio acerca dos direitos do Irã à água do rio Helmand, que corre entre os dois países. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]