O presidente do Irã, Hassan Rohani, advertiu nesta segunda-feira (18) contra o que chamou de "excesso de exigências" no âmbito das negociações em torno do futuro do programa nuclear de seu país. O alerta vem à tona um dia depois de o presidente da França, François Hollande, ter apresentado, durante visita a Israel, quatro exigências para aceitar um acordo com o Irã.

CARREGANDO :)

"Houve um bom progresso nas recentes negociações em Genebra, mas todos precisam levar em conta que o excesso de exigências pode complicar a busca por uma solução na qual todos saiam ganhando", declarou Rohani.

No domingo, acompanhado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, Hollande negou ser contra um acordo provisório, mas disse que quatro "exigências" precisam ser atendidas pelos iranianos se eles quiserem um acordo.

Publicidade

"A primeira exigência: colocar todas as instalações nucleares iranianas sob supervisão internacional; imediatamente. Segundo ponto: suspender o enriquecimento de urânio a 20%. Terceiro: reduzir o estoque existente. Por fim, parar a construção da usina (de água pesada) de Arak", declarou Hollande.

Também no domingo, em contrapartida, o governo iraniano informou que não vê necessidade de as potências com as quais negocia o futuro de seu programa nuclear reconhecerem explicitamente o direito ao enriquecimento de urânio, pois considera que isso já está claro no Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP).

Citado pela agência de notícias Isna, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, declarou que o direito ao enriquecimento de urânio é inegociável, mas não é necessário um reconhecimento explícito porque isso já está claro no documento.

O enriquecimento de urânio é um processo essencial para a geração de combustível usado no funcionamento das usinas nucleares. Em grande escala, o urânio enriquecido pode ser usado para carregar ogivas atômicas.

Os Estados Unidos e alguns de seus aliados suspeitam que o Irã desenvolva em segredo um programa nuclear bélico. O Irã, por sua vez, sustenta que seu programa nuclear é civil e tem finalidades pacíficas, como a geração de energia elétrica e o desenvolvimento de isótopos medicinais, estando de acordo com as normas do TNP.

Publicidade

A partir de quarta-feira, representantes do Irã e do grupo de potências formado por Alemanha, China, EUA, França, Reino Unido e Rússia voltarão a se reunir em Genebra para buscar um acordo sobre os rumos do programa nuclear iraniano. Fontes: Dow Jones Newswires e Associated Press.

Veja também
  • Rohani pede ao Ocidente não perder "oportunidade excepcional" em Genebra
  • Hollande faz exigências para aceitar acordo com o Irã