• Carregando...

Bagdá - O Executivo iraquiano pediu ontem mudanças no projeto de acordo negociado há meses com os EUA para estabelecer as bases legais da permanência de tropas americanas no Iraque quando expirar, no fim deste ano, o mandato atribuído pela ONU após a invasão, em 2003.

Sem especificar quais seriam as emendas ao texto, um porta-voz de Bagdá alegou que o projeto precisa de alterações para se tornar "mais aceitável para os iraquianos’’.

O recuo de Bagdá se deve à crescente pressão da população e dos partidos religiosos e nacionalistas, que rejeitam o texto.

No último fim de semana, 50 mil pessoas participaram em Bagdá de uma manifestação convocada pelo líder xiita Moqtada al Sadr contra o acordo. O trato também enfrenta rejeição dentro do gabinete do primeiro-ministro.

O texto atualdetermina que os 144 mil soldados americanos no Iraque devem desocupar o país até o fim de 2011, mas deixa em aberto a prorrogação deste prazo.

O Iraque também não poderá processar militares dos EUA , exceto por abusos cometidos quando não estaviverem em exercício de suas funções.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]