• Carregando...

Centenas de manifestantes foram hoje para as ruas de Basra, no sul do Iraque, para exigir a demissão do governador da província. Cerca de 600 pessoas se reuniram em frente à sede administrativa da cidade, enfrentando os policiais, que protegiam o prédio. Com exceção de alguns empurrões, o protesto foi pacífico, afirmaram testemunhas.

"Exigimos que o governador deixe o cargo, porque ele não fez nada de bom por Basra", disse Mohammed Ali Jasim, 50 anos e pai de nove filhos, que foi para as ruas da segunda maior cidade do país para protestar.

Em Nasir, 270 quilômetros ao sul de Bagdá, dezenas de manifestantes invadiram a prefeitura, ateando fogo ao prédio, informou um policial da capital da província, Nassíria. Ele falou em condição de anonimato, porque não tem autorização para dar entrevistas. Cinco policiais ficaram feridos depois que manifestantes atiraram pedras no prédio e cinco manifestantes foram detidos antes da imposição de um toque de recolher na cidade, disse o policial.

Essas demonstrações têm acontecido quase diariamente nas províncias do sul do Iraque. Os manifestantes apreciam a liberdade política, mas querem mais desenvolvimento econômico.

Curdos

Centenas de pessoas se reuniram na cidade de Sulaimaniyah, 260 quilômetros a nordeste de Bagdá, para exigir reformas políticas. A seguir eles foram para a sede do partido do presidente curdo, Massoud Barzani, e jogaram pedras contra o prédio. Forças de segurança curdas que estavam no telhado abriram fogo contra os manifestantes. Segundo um repórter que estava no local, pelo menos cinco pessoas ficaram feridas. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]