Israel autorizou uma remessa de roupas e sapatos para serem entregues aos palestinos na Faixa de Gaza neste domingo (4), pela primeira vez em quase três anos de bloqueio do território controlado pelo Hamas.

CARREGANDO :)

Autoridades palestinas disseram que os itens chegaram ao território pela região fronteiriça de Kerem Shalom. Dez caminhões de roupas e calçados eram esperados durante o dia.

Comerciantes de Gaza disseram que a remessa pode não suprir as necessidades e pediram que Israel libere mercadorias que estão nos portos.

Publicidade

O governo de Israel está sob pressão internacional para reduzir o bloqueio, que as ONU diz prejudicar 1,5 milhão de pessoas que vivem sob o domínio do Hamas, que defende a destruição de Israel.

Israel proíbe o suprimento de cimento e aço para Gaza, alegando que o Hamas pode usá-los para fins militares.

A longa lista de produtos controlados também inclui itens que críticos dizem que não terem valor militar, como lápis de cor para crianças e livros.

Gaza tem recebido grande parte dos seus produtos de consumo por meio de túneis do vizinho Egito, operado por contrabandistas, que cobram taxas abusivas.

O Egito está construindo um muro subterrâneo para bloquear os túneis, que são constantemente bombardeados por Israel desde o início da ofensiva em Gaza, há 14 meses.

Publicidade
Veja também
  • Israel bombardeia Faixa de Gaza em retaliação a ataque