Israel ordenou que os carregamentos para a Faixa de Gaza, controlada pelo grupo Hamas, sejam bloqueados, informou a autoridade alfandegária israelense em carta obtida pela Reuters nesta segunda-feira.

CARREGANDO :)

O país quer isolar o Hamas econômica, diplomática e militarmente na Faixa de Gaza. Por outro lado, fundos e comércio poderão passar para o governo de emergência criado pelo presidente palestino Mahmoud Abbas, apoiado pelo Ocidente, na Cisjordânia.

"Em vista dos acontecimentos recentes na Faixa de Gaza e o fechamento de postos de passagem entre ela e Israel, informo por meio desta que nenhuma carga destinada para a faixa deve ser liberada até segunda ordem", disse uma autoridade do Ministério das Finanças israelense, que controla a alfândega. A carta é destinada a agentes alfandegários internacionais e datada de 17 de junho.

Publicidade

Shlomo Dror, porta-voz do coordenador de Israel para os territórios palestinos, afirmou que o país está tentando trabalhar com grupos de ajuda internacionais para prover assistência a Gaza.

Mais cedo, a empresa israelense que repassa combustível para a Faixa de Gaza, a Dor Alon, comunicou ter retomado os suprimentos normais para a região, revertendo uma decisão anunciada no domingo para enviar combustível apenas para as usinas de energia.

O Hamas tomou o controle de Gaza na semana passada, depois de derrotar forças leais à facção Fatah, ligada a Abbas. Isso levou ao fechamento dos principais postos de passagem, incluindo o terminal comercial de Karni.

Grupos de ajuda alertaram sobre as difíceis consequências para os 1,5 milhão de moradores de Gaza.

Veja também
  • Olmert ameaça intervir na Faixa de Gaza se houver genocídio
  • Grupo palestino nega acordo para libertar repórter da BBC
  • Foguetes Katyusha lançados do Líbano atingem norte de Israel
  • Hamas diz que repórter da BBC vai ser libertado
  • Hamas ocupa sede da União de Jornalistas Palestinos
Publicidade