• Carregando...

Forças israelenses estão preparadas para invadir a Faixa de Gaza, tomada pelo grupo Hamas, disse uma importante fonte do exército de Israel nesta quinta-feira (19).

A tomada do território pelo grupo, no mês passado, despertou temores de que ele passe a ser fonte de ataques contra Israel. Há quem defenda uma ação imediata, mas o governo israelense está relutante, por causa do fracasso da ação militar do ano passado contra o Hezbollah.

"Israel tem planos bem elaborados, os soldados estão treinados e só esperam o sinal verde", disse um comandante em um briefing a jornalistas israelenses. "Também haverá um preço a pagar. As Forças de Defesa de Israel estão dispostas a pagar esse preço."

Segundo a fonte, a melhor oportunidade para a operação é agora, "enquanto o mundo ainda não se acostumou à nova entidade do Hamas, e o Hamas ainda não terminou de reforçar seus recursos militares".

Na transcrição das declarações obtida pela agência de notícias Reuters, a fonte é chamada de um "general de alto escalão". Um porta-voz do governo não quis fazer comentários e disse que o comandante falava só em seu nome.

O Hamas, que ganhou as eleições palestinas no ano passado, considera-se vítima das tentativas da facção rival Fatah de derrubar seu mandato democrático.

O grupo rejeita os acordos assinados por líderes da Fatah no passado e que reconhecem a existência de Israel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]