Los Angeles - Michael Jackson visitou o Brasil por três vezes durante sua carreira. A primeira aparição foi ainda com os Jackson 5 na década de 70. Mas foi nos anos 90 que ele causou comoção ao pisar no país outras duas vezes.

CARREGANDO :)

Michael já havia lançado três discos solo quando se apresentou no Brasil com os Jackson 5 em setembro de 1974 durante uma turnê pela América Latina. No Brasil, o grupo cantou em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte.

Apesar do sucesso do grupo à época, Michael ainda não havia se tornado um dos maiores ícones da música, o que só aconteceria em 1979 com o lançamento de Off the Wall, álbum solo que vendeu 11 milhões de cópias.

Publicidade

Foram precisos 19 anos para que ele voltasse ao Brasil já como o "rei do pop". Tentando se esquivar das primeiras acusações de pedofilia, Michael desembarcou no Brasil em outubro de 1993 para dois shows: um no dia 15 e outro no dia 17 no estádio do Morumbi, em São Paulo.

As apresentações reuniram, juntas, mais de 200 mil pessoas. A superprodução contou com fogos de artifício, canhões de luz e laser, além de uma tela gigante de cristal líquido, uma novidade na época.

As duas horas e vinte minutos de espetáculo, no entanto, não foram suficientes para que o cantor incluísse no repertório um de seus maiores sucessos, "Beat It", de Thriller, seu principal disco.

Acidente

Foi entre um show e outro que Jackson acabou quebrando o protocolo no Brasil. A comitiva de vans que o acompanhava tinha a missão de o proteger e garantir o cumprimento de sua agenda, mas foi justamente uma delas que causou um acidente que poderia ter manchado a passagem do cantor pelo país.

Publicidade

Um desses veículos atropelou dois irmãos quando Michael Jackson deixava a fábrica de uma empresa de brinquedos que visitara. A menina não sofreu nenhum ferimento grave, mas seu irmão, Márcio Alberto de Paulo, de 15 anos, acabou quebrando a perna.

Jackson, então, decidiu visitar o garoto no hospital. Ele chegou rodeado por seguranças e posou para fotos com os médicos antes de entrar no quarto em que o garoto se recuperava. Ele deu um longo aperto de mão no menino, abraçou a irmã e cumprimentou os pais – tudo fotografado e filmado. Logo depois, ele pediu que todos saíssem, e ficou por 15 minutos conversando com a família.

Clipe

Michael Jackson voltou ao Brasil três anos depois, em 1996, com a missão de gravar um clipe para o single They Don’t Care About Us, do disco HIStory: Past, Present and Future Book I, lançado no ano anterior.

O cantor escalou o grupo Olodum para tocar percussão pelas ruas do pelourinho, em Salvador, e na favela Dona Marta, no Rio de Janeiro. Ali, o governo carioca quase impediu as filmagens por temer a imagem ruim do país no exterior.

Publicidade

O problema foi solucionado pelo diretor do clipe, Spike Lee, que negociou com o traficante ligado ao Comando Vermelho, Marcinho VP, e conseguiu permissão para filmar no morro carioca.

Veja também
  • Morre o rei do pop