• Carregando...

Jeb Bush anunciou nesta terça-feira (16) que irá "explorar ativamente" a ideia de se candidatar à Presidência dos Estados Unidos em 2016, tornando o ex-governador do Estado da Flórida um dos primeiros republicanos de destaque a se pronunciar formalmente sobre uma possível candidatura.

Jeb, de 61 anos, filho do ex-presidente George H. W. Bush e irmão do também ex-mandatário George W. Bush, governou a Flórida entre 1999 e 2007.

"Nos próximos meses, espero visitar muitos de vocês e ter uma conversa sobre a restauração da promessa da América", escreveu ele no Facebook, acrescentando que irá criar um comitê político oficial em janeiro.

Jeb é mencionado frequentemente como possível candidato presidencial desde antes de seu irmão deixar o cargo em 2009, mas jamais concorreu à Casa Branca. Seu anúncio o coloca de imediato perto dos prováveis candidatos republicanos mais bem cotados nas pesquisas de opinião do país.

Mas Jeb já enfrentou resistência dos conservadores por suas posições a respeito da reforma imigratória e da política educacional. Ele endossou a legalização, mas não a cidadania plena, de imigrantes ilegais, e apoia um polêmico plano de educação.

Uma pesquisa Reuters/Ipsos do fim de outubro com eleitores no influente Estado de Iowa mostrou Jeb em quarto lugar, atrás de Mitt Romney, candidato republicano à Presidência em 2012, do congressista Paul Ryan, do Wisconsin, e do governador de Nova Jersey, Chris Christie. Jeb empatou com o governador do Wisconsin, Scott Walker.

Do lado democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, mulher do ex-presidente Bill Clinton, é uma das fortes favoritas à candidatura do partido à Presidência em 2016, criando a possibilidade de uma revanche Bush-Clinton da eleição de 1992 entre Bill Clinton e George H. W. Bush, vencida por Clinton.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]