O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, não expressou apoio às sanções propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) contra seu aliado, a Coreia do Norte, por causa do suposto naufrágio de um navio de guerra sul-coreano, recusando-se a culpar Pyongyang pelo incidente. O premiê disse ainda que as tensões entre as duas Coreias precisam ser urgentemente neutralizadas. Ele discursou no final de uma cúpula realizada neste final de semana na Coreia do Sul.

CARREGANDO :)

O apoio da China é fundamental em qualquer esforço para punir a Coreia do Norte com as sanções da ONU, já que Pequim detém poder de veto no Conselho de Segurança como um membro permanente. A Coreia do Norte repetidas vezes negou o ataque à embarcação naval sul-coreana, que matou 46 marinheiros dois meses atrás.

Neste domingo (30), dezenas de milhares de pessoas lotaram a praça principal de Pyongyang em uma manifestação contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos. O país isolado frequentemente organiza tais movimentos em períodos de tensão com países estrangeiros.

Publicidade
Veja também
  • Coreia do Sul e Japão se unem contra Pyongyang