• Carregando...

O jipe-robô Curiosity, que desembarcou em Marte há cinco meses, acaba de estrear mais um dos dez equipamentos científicos de que dispõe. Trata-se de uma espécie de escova especial que consegue remover a poeira avermelhada de pedras e pequenas áreas do solo.

Quando a sonda passa essa "vassoura", os cientistas conseguem analisar com mais detalhes a área e ver se há interesse, por exemplo, em escavar ou mesmo colher amostras.

A ferramenta é uma escova de cerdas motorizada e está localizada bem na ponta do braço do Curiosity. De acordo com os pesquisadores da agência espacial americana, encontrar um lugar adequado para estrear essa escova foi crucial.

A chefe da Ferramenta de Remoção de Poeira, como é chamada oficialmente a escovinha, Diana Trujillo, explicou que o trabalho é complexo e delicado.

"Precisamos colocar o instrumento a menos de um centímetro do alvo, mas sem colocar em risco o hardware", disse ela, em comunicado.

Região

A área escolhida é conhecida como "Elkwir-1" e está em uma rocha na chamada baía Yellowknife, na região da cratera Gale, o local de pouso da sonda.

Apesar do sucesso, a área testada foi bem pequena, com menos de 30 centímetros.

Agora, o time do jipão está avaliando as rochas da vizinhança em busca de locais em potencial para o uso de uma broca nas próximas semanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]