• Carregando...
 | KIM WON-JINAFP
| Foto: KIM WON-JINAFP

As Coreias do Norte e do Sul começaram nesta quarta-feira, dois dias de jogos amistosos de basquete em Pyongyang, em mais um esforço diplomático para resolver o impasse nuclear entre os países. Jogadores das duas Coreias foram misturados em duas equipes, que competiram entre si no ginásio Ryugyong Jong Ju. 

 Uma multidão de 12 mil pessoas nas arquibancadas aplaudiu quando os dois times femininos entraram na quadra de mãos dadas. Um dos times vestia camisetas brancas, com a palavra "Paz", e o outro vestia uniformes verdes, com a palavra "Prosperidade". O time Prosperidade derrotou o time Paz por 103 a 102. Ro Suk Yong, da Coreia do Norte, marcou 18 pontos. 

Leia também: Satélites indicam que Coreia do Norte está melhorando instalações nucleares

 Em seguida, o jogo das equipes masculinas terminou em empate de 102 a 102. Os sul-coreanos ainda vão jogar contra as equipes norte-coreanas nas modalidades masculina e feminina na quinta-feira, 5, antes do retorno para a Coreia do Sul, marcado para sexta-feira, dia 6. 

 Os jogos precedem uma visita do secretário de Estado americano, Mike Pompeo, à Coreia do Norte, para reuniões sobre o futuro do programa nuclear do regime de Kim Jong-un. 

 Kim é publicamente conhecido como um grande fã de basquete, mas não foi ao ginásio nesta quarta-feira. Não há confirmação de que ele vá comparecer nas disputas de quinta. 

 Entrosamento 

Para o técnico da equipe feminina da Coreia do Sul, Lee Moon-kyu, as partidas com equipes mistas foram positivas. "Quando começaram a jogar, mostraram química rapidamente e eu fiquei orgulhoso", declarou. Lee liderará uma equipe mista coreana durante os Jogos Asiáticos, em agosto, na Indonésia.

 O ministro dos Esportes da Coreia do Norte, Kim Il-Guk, disse, em um discurso, que os jogos refletem a "reverenciada determinação dos líderes do Norte e do Sul de antecipar o futuro de uma unificação autossuficiente". A delegação sul-coreana é composta por 50 jogadores e autoridades do governo, e chegou a Pyongyang na terça-feira 3, em dois aviões militares. 

 Aproximação 

 As trocas são o resultado mais recente do trabalho diplomático que Kim anunciou em seu discurso de Ano Novo. Depois disso, a Coreia do Norte participou dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, em fevereiro, e duas cúpulas ocorreram entre Kim e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in. 

 O líder norte-coreano também se reuniu com o presidente da China, Xi Jinping, e com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As cúpulas intercoreanas facilitaram uma série de gestos de boa vontade entre as Coreias. 

Leia também: ï»¿O encontro entre Trump e Kim foi simbólico, mas pode resultar em um acordo histórico?

 A diplomacia envolvendo o basquete não é novidade para a Coreia do Norte. Em 2014, o ex-jogador de basquete e estrela americana Dennis Rodman organizou um jogo em Pyongyang, em comemoração pelo aniversário de Kim. Antes disso, o grupo sul-coreano Hyundai construiu um estádio de basquete em Pyongyang durante um período de reaproximação entre os dois países, e um jogo conjunto foi disputado em 2003. Outras duas rodadas de basquete intercoreano foram disputadas em 1999.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]