Kerry se reuniu com o ministro das Relações Exteriores do Iraque| Foto: EFE/Thaier Al-Sudani

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, chegou de surpresa nesta segunda-feira a Bagdá, em missão de apoio ao governo iraquiano, confrontado com uma grande ofensiva por insurgentes sunitas que ameaçam a integridade do país.

CARREGANDO :)

Kerry se reunirá com o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, que lidera um executivo majoritariamente xiita. Ele também se reunirá com outros altos funcionários do país "de todo o espectro político", indicou a porta-voz do Departamento de Estado Jen Pseki.

Os insurgentes liderados pelos radicais do Estado Islâmico na Síria e no Iraque (Isis), que controlam grande parte do país, conquistaram neste fim de semana outras três cidades da província ocidental de Al Anbar: Al Qaim, Rawa e Aana.

Publicidade

- Kerry discutirá as ações dos EUA para ajudar o Iraque, enfrentando a ameaça do Isis, e exortará os líderes iraquianos a formar rapidamente um governo de união - acrescentou a porta-voz.

O chefe da diplomacia americana começou domingo uma viagem que o levou para o Egito, antes de visitar Amã, Bruxelas e Paris para pedir aos seus aliados que utilizem sua influência para convencer o primeiro-ministro iraquiano al-Maliki a formar rapidamente um governo de unidade nacional.

Veja também
  • Rebeldes e jihadistas na Síria recrutam menores de idade, diz HRW
  • Netanyahu pressiona EUA a não trabalharem com o Irã para estabilizar o Iraque
  • Kerry diz que EUA esperam que Iraque escolha liderança inclusiva
  • Insurgentes executam 21 em duas cidades do Iraque e militares recuam
  • Obama teme que ameaça de insurgentes sunitas no Iraque vá para outros países