• Carregando...

Durante a visita de Lula a Havana no fim de janeiro, Cuba compartilhou informações sobre o estado de saúde de Hugo Chávez com o ex-presidente brasileiro, segundo o jornalista Nelson Bocaranda. Em seu blog, Bocaranda afirma que Lula foi informado de que Chávez perdeu 32 quilos desde a cirurgia realizada em dezembro em decorrência de um câncer e que teve de enfrentar um enfisema pulmonar. Consultada pelo GLOBO, a assesoria de imprensa do Instituto Lula não confirmou as informações.

O blog reproduz ainda a foto de Lula com a filha de Chávez Rosa Virginia e seu marido, o ministro Jorge Arreaza, junto com um médico cubano no Cimeq, onde o presidente venezuelano está internado.

Apesar de ter ido até o hospital, Lula não pôde subir até o apartamento onde Chávez está. Mesmo assim, o ex-presidente brasileiro teria sabido por meio de Raúl Castro e de um médico cubano do problema pulmonar e da perda de peso do venezuelano. A presidente Dilma Rousseff estaria a par da situação de Chávez através de Lula, diz Bocaranda.

A condição pulmonar somada a traqueostomias realizadas teriam impedido que Chávez enviasse mensagens de áudio ou falasse ao telefone como fez em outras ocasiões, diz Bocaranda. De acordo com o governo venezuelano, Chávez deixou há uma semana o CTI, onde esteve internado por mais de 40 dias. Nesta segunda-feira, ele foi o grande ausente nas comemorações do golpe de Estado frustrado de 1992, em Caracas.

Segundo o jornalista, a proximidade de Lula com os médicos durante seu próprio tratamento de um câncer de garganta no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, permitiu incluir dois deles na equipe que cuida de Chávez - dois em viagens a Cuba e Venezuela e dois através de videoconferência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]